Doze Homens e Uma Setença
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM MARKETING
NEGOCIAÇÃO
Resumo: Doze Homens e uma Senteça(12 angry men)
O filme se passa em um Tribunal americano, em Nova York, que está sendo julgado um caso de homicídio em 1º grau, onde doze homens que compõem o júri tem que decidir se o réu é culpado ou inocente pelo assassinato do pai. Seguindo as orientações do juiz, que só poderão concluir a votação se não houver dúvidas quanto à acusação, em que a decisão final terá que ser unanime, pois caso seja declarado culpado, o acusado irá para cadeira elétrica.
Os juris se trancam em uma sala para analisar o caso. E começam a ser influenciados por diversos fatores, como o tempo, clima, conflitos emocionais, histórias de vida, padrões existentes, preconceitos, fatores externos, etc.
O jurado um, mostra-se mediador e organiza a votação. Inicialmente onze jurados votaram como culpado, sem questionar os fatos, apenas influenciados pelo promotor. E um dos jurados, o número oito vota inocente, pois não tem certeza e quer discutir em conjunto sobre o caso.
Então começam a analisar os fatos, o jurado número oito mostra embatia pelo acusado, levanta hipóteses sobre terem analisado indevidamente os fatos e as provas, provocando irritação nos demais jurados. Porem usando seu poder de persuasão com humildade, utilizando colaboração e confronto, acaba fazendo com que os demais jurados tenham conflitos pessoais, ficando com dúvidas se o caso foi analisado corretamente. E outros jurados acabam levando hipóteses sobre analise errada das testemunhas e acontecimentos, aos poucos um a um vai alterando seu voto para inocente. Chegando no veredito final como inocente por unanimidade.
Ao longo do filme, mostrou-se que cada jurado tinha uma personalidade de negociador diferente. O número um era o mediador, organizava e controlava o grupo, não concordava com as hipóteses levantadas pelo jurado oito, mas dava a todos o direito de falar. Foi reemprendido pelo jurado dez por tentar controlar