Doutrinas éticas
Doutrinas Éticas é um conjunto de princípios que serve de base a um sistema politico, religioso, filosófico, cientifico, entre outros. Quando vemos a história das ideias éticas desde a antiguidade (greco-romana) até hoje no centro percebemos que conceitos éticos foram criados para de uma forma se conter as formas de violência e para se controlar, criaram-se padrões com conceitos éticos para se seguir com padrões obtidos através dos tempos, padrões de comportamento para manter a segurança física e psíquica. A ética é normativa, pois suas normas definem, determina permissões e proibições visando impor limites e controles ao risco permanente à violência. As doutrinas nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como resposta aos problemas de relacionamento humano em particular por seu comportamento moral. Ética e história relaciona-se duplamente, com a vida social, com a sua própria história prolongando ou enriquecendo através dos tempos.
Socrates definiu seus conceitos éticos indo às ruas perguntando aos atenienses os conceitos que definia como virtudes (coragem, justiça, piedade, amizade).
Os atenienses de certo modo ficavam irritados quando questionados por sua visão do certo e o errado, pois, Socrates os questionava a respeito de suas respostas, o que é coragem, é ser corajoso, oque é justiça, é ser justo, ele indagava qual a origem e a essência, qual o sentido, dos costumes e caráter. Assim se inaugura à ética ou filosofia moral, definindo campo no qual os valores e obrigações morais podem ser estabelecidos por determinação de seu ponto de partida. A consciência, saber oque faz, fazer e ver o efeito do fazer sabendo a causa de suas ações, suas atitudes e intenções.
“Socrates afirma que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de virtudes, pois quem sabe o que é bem não poderá deixar de agir”. (Chauí, p.311)
Platão discípulo de Sócrates sua visão era de que se existia dois mundos, o que vivemos e o mundo das