Doutrinas Éticas
SÍNTESE INTERPRETATIVA DAS PRINCIPAIS DOUTRINAS ÉTICAS
Janeiro de 2015
INTRODUÇÃO
O autor de A contas com a ética empresarial, José Manuel Moreira (2008), professor catedrático e investigador português, doutorado em Filosofia e Economia, explora, nesta obra os pontos de contacto entre estas duas ciências.
Explicita, em particular, no capitulo_ As principais doutrinas éticas_ a necessidade de preparar as novas gerações de gestores para as mais modernas práticas empresariais ancoradas na ética _Só a aplicabilidade dos valores mais imutáveis pode garantir práticas mais corretas e duráveis que permitam prosperidade.
Para a elaboração sistematizada deste capítulo, Moreira, recorreu à obra do conceituado académico espanhol Rafael Gómez Pérez (1990), Ética empresarial, Teoria y Casos.
Neste capítulo existe a clara intenção de pôr a descoberto a necessidade, a urgência da ética, no quotidiano humano _ «ética» não é um conceito abstrato, desfasado da realidade, bem pelo contrário, este vocábulo corresponde a uma orientação interna, que dirige o agir, por convicção_ muitas vezes, usado como sinónimo de «moral», embora esta esteja mais circunscrita ao conhecimento de regras próprias de determinado contexto espaço- temporal.
Um outro conceito que complementa os anteriores é a «deontologia», que não é mais do que a aplicação da ética (no sentido de cumprimento do dever), ao exercício da profissão.
No início deste capítulo, o autor faz-nos a seguinte advertência:
«Um capítulo que não deve ser visto como um painel de teorias éticas, tanto mais que nunca devemos esquecer que a ética tem que ver com valores reais, que cada mulher e cada homem se deve sentir obrigado a incorporar na sua própria vida e que toda a empresa tem obrigação de fomentar tanto no âmbito interno, como no âmbito externo.» p. 31
Neste capítulo, pretende-se lançar alguma luz sobre questões intemporais que ecoam através