Doutrinas sociais no século xix
SOCIALISTAS UTÓPICOS
Os primeiros pensadores socialistas da revolução industrial, que viviam na França e Inglaterra tiveram muitos projetos e idéias: criticavam o sistema capitalista e acreditavam em sua sociedade diferente, baseada na solidariedade.
Para Saint-Simon, um dos pensadores, a sociedade deveria ser racionalmente planejada e controlada pelos produtores, sem a existência dos “parasitas inúteis”, os burgueses. Outro pensador com destaque foi Fourier que em seus livros, descreve uma sociedade praticamente perfeita: bem planejada em seus mínimos detalhes.
As obras destes e de outros socialistas faziam criticas interessantes e soonhavam longe, porém não foram capazes de colocar as idéias em prática.
SOCIALISMO CIENTíFICO DE MARX E ENGELS Liderados pelas idéias de Marx e Engels, partidos comunistas e outros também de esquerda começaram a agir. Os pensadores criticaram os socialistas utópicos, por não acreditarem em uma mudança de opinião dos burgueses, para eles, para construir uma sociedade nova e socialista, o proletariado deveria tomar as rédeas da organização social. Os trabalhadores não deveriam se apoiar em nenhuma força social maior, muito menos obedecer um líder, segundo eles os trabalhadores estavam dominados pela ideologia burguesa, ou seja, suas opiniões que acreditavam ser suas, na verdade, eram dos patrões. Com isso, o socialismo, para eles, deixaria de ser um sonho romântico para se tornar algo racional e político. Para Marx, não existe nenhum estado neutro. O Estado é sempre uma arma de dominação.
Socialismo e comunismo. Marx e Engels acreditavam que o socialismo seria passive! e necessario. Tal como tinha acontecido na Revolução Francesa, quando a burguesia tomou o poder, destruiu o absolutismo e garantiu a vitória plena do capitalismo, os trabalhadores assalariados deveriam tomar o poder político, destruir o capitalismo e o Estado burguês e