Relatos profissionais e saberes acadêmicos
O objetivo desse trabalho é verificar se professoras da educação infantil fazem, na prática, o que aprendem nas teorias da educação sobre os saberes e aprendizagens das crianças de 0 a 5 anos de idade.
Para ter acesso a esses dados foi elaborado um questionário para que as professoras respondessem sobre como a criança aprende, o objetivo da educação infantil, o papel do professor de educação infantil e sobre as técnicas que elas usam para trabalha a linguagem oral e escrita, a alfabetização e a ludicidade.
As questões foram feitas no formato de perguntas abertas para que as professoras pudessem discorrem à vontade sobre o assunto.
O questionário foi entregue a três professoras de educação infantil no início do mês de outubro, mas como duas delas não tiveram interesse em devolvê-lo respondido, passou-se então outro questionário, contendo as mesmas questões a outras duas professoras por volta de meados de outubro. Novamente somente um questionário foi devolvido completamente respondido e então pela terceira vez buscam-se voluntárias para responder ao questionário, por fim, tem-se uma amostra de três questionários respondidos. Sendo que nessa última vez foram entregues 4 questionários sendo que somente um foi devolvido completamente resolvido.
Isso, por si só já leva a refletir sobre o perfil das professoras de educação infantil que, embora atuem na escola junto aos alunos, mas que não possuem interesse em colaborar para que seus conhecimentos e práticas cheguem aos futuros professores-pedagogos que possuem a intenção de seguir para a docência e para a sala de aula.
As respostas dadas também demonstraram pressa ao serem respondidas e poucos detalhes sobre o que é perguntado. As respostas foram curtas e objetivas o que diminui a compreensão da verdadeira realidade da prática dessas professoras, sendo que ao apresentarem apenas as noções básicas de cada respostas houve o aumento da repetição de respostas, mesmo usando de vocabulários diferentes.