doutrina do choque
RESUMO DO FILME A DOUTRINA DO CHOQUE (THE SHOCK DOCTRINE)
A doutrina do choque (The Shock Doctrine) é um documentário de 2009, baseado no livro homônimo da autora e ativista canadense Naomi Klein, publicado em 2007. A tese principal da autora é que a imposição de regimes econômicos neoliberais são precedidas de um estado de choque coletivo.
Klein explica logo no início do documentário o conceito que utiliza para fazer sua análise: “O estado de choque não é apenas o que acontece conosco quando acontece algo ruim. É o que acontece quando perdemos nossa narrativa, quando perdemos nossa história, quando ficamos desorientados. O que nos matem orientados, fora de choque, é a nossa história.” Estudos da década de 50 financiados pelos militares mostram que a terapia de choque (tortura) diminui a capacidade de raciocínio, causa apatia e abaixa a resistência individual, fazendo a personalidade da pessoa regredir. Tal experimento serviu para uma aplicação em larga escala durante guerras, crises e desastres naturais. Com que objetivo? Privatizar e desregulamentar bens públicos sob a doutrina econômica da Escola de Chicago, o neoliberalismo. Milton Friedman, principal intelectual da Escola de Chicago, é figura marcante para a concepção e a divulgação dessa doutrina, sendo alvo de duras críticas de Naomi Klein.
O documentário mostra a implantação do neoliberalismo ao redor do mundo, desvelando o mito de que o mercado livre anda de mãos dadas com a democracia e a liberdade. O primeiro exemplo a ser dado é do Chile. O país latino-americano foi o laboratório do neoliberalismo, experiência bem sucedida para os chicago boys e Pinochet. Depois do Chile veio a Argentina, junto com Ronald Reagan nos EUA e Margaret Tatcher na Inglaterra. O filme mostra que essa doutrina econômica produz desempregos em massa, aumenta a desigualdade social, concentra o capital nas mãos de corporações transnacionais e enfraquece o poder estatal.
“A pilhagem sistemática da