Dosagem do Concreto ABCP
O concreto é um material de construção formado por uma mistura de aglomerantes e mais materiais inertes e água. Quando misturado, deve oferecer condições tais de plasticidade, que facilitem as operações de manuseio indispensáveis ao transporte e lançamento nos locais necessários, com o tempo acontece as reações entre aglomerados e água, adquirindo coesão e resistência.
Os materiais componentes são: cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água. Modernamente tem-se algum outros materiais destinado a melhorar ou conferir propriedades especiais ao conjunto, tais como impermeabilidade da massa, diminuição do calor de hidratação, aumento da durabilidade, maior plasticidade quando fresco, rápido aumento da resistência quando endurecido, etc. São os chamados aditivos, que dão origem aos concretos tratados.
Produto fabricado pelo próprio engenheiro, muitas vezes no canteiro do serviço ou em usinas de concretagem e devendo apresentar características e propriedades compatíveis com o fim a que se destina, dentro dos limites econômicos de cada obra, a manipulação de aditivos para um bom resultado exige conhecimento por parte do profissional responsável pelo concreto, um perfeito conhecimento das propriedades e qualidades dos materiais constituintes e da proporção adequada destes, bem como da técnica de seu preparo e uso.
Para obter um concreto durável, resistente, econômico e de bom aspecto, deverá o engenheiro estudar : I) As propriedades de cada um dos materiais componentes;
II) As propriedades do concreto e os fatores suscetíveis de alterá-los;
III) O proporcionamento correto e a execução cuidadosa da mistura em cada caso, afim de obter as características impostas;
IV) Os meios de transportes, lançamento e adensamento compatíveis com a obra;
V) O modo de executar o controle do concreto durante a preparação e após o endurecimento, afim de capacitar-se do atendimento das caraterísticas exigidas, tomando os cuidados devidos em caso contrário.