dosagem de concreto abcp
Área de Ciências Exatas e Tecnológicas Teoria:
DOSAGEM EXPERIMENTAL – MÉTODO IPT
Manual de Dosagem e Controle do ConcretoProf. Paulo Helenee Paulo TerzianSão Paulo, 1993, Ed. Pini.
Fonte: José A. de Freitas Jr. UFPR
OS MÉTODOS PARA A DETERMINAÇÃO DO TRAÇO DO CONCRETO VISAM O PROPORCIONAMENTO DOS MATERIAIS: CIMENTO, AREIA, PEDRA (OU BRITA) E ÁGUA.
Não experimentais:
É grande o número de métodos para obtenção do traço de um concreto. Apresentaremos suscintamente um deles: o método de dosagem do IPT. Introduzido por Ary Torres, em 1927, ele sofreu algumas modificaçòes, por influência do método ITERS, descrito por Eládio Petrucci. Parte-se do princípio que os materiais para preparar o concreto já tenham sido escolhidos (veja item 4, Seção Como Construir, Téchne no 2).
Determinam o traço diretamente a partir do levantamento laboratorial das características dos componentes do concreto: granulometria dos agregados, resistência mecânica do cimento, etc.
A dosagem de concreto pelo método IPT objetiva estabelecer experimentalmente um traço de concreto econômico a partir de um particular conjunto de materiais disponíveis.
Não experimentais:
Devido a dificuldade de avaliar muitos aspectos dos componentes atuando no conjunto, ocorre uma variação muito grande nos resultados obtidos, implicando em Desvio Padrão(Sd) muito alto, elevando custo final do concreto.
Só são interessantes p/ obras pequenas, onde os custos para um método experimental fica muito alto.
Experimentais:
Partem de alguns parâmetros laboratóriais dos componentes, mas para chegar ao traço final dependem fundamentalmente de experimentos sobre amostras e corpos-de-prova do concreto.
Experimentais:
Estabelecem o traço em função de avaliações da resistência e da trabalhabilidadefeitas em laboratório.
Mais eficientes em custos, geram um menor Desvio Padrão (Sd).
Há vários métodos para se determinar o traço do concreto. O mais empregado atualmente é o