Concreto
Materiais de construção Civil – II
Prof. Anderson Ribeiro PARTE 02 Considere os seguintes materiais componentes do concreto: Cimentos: CPIIE – 32 e CPIII – 40RS Areia: Massa específica = 2,50 Kg/L; Massa unitária = 1,50 Kg/L; Módulo de finura = 2,4 Pedra britada: Massa específica = 2,85 Kg/L; Massa unitária = 1,56 Kg/L (solta); Massa unitária = 1,65 Kg/L (compacta). Atenção: os valores da massa específica e da massa unitária para a pedra serão considerados fixos, independentemente da dimensão máxima da pedra utilizada. Abatimentos requeridos: 50 ± 10 mm e 70 ± 10 mm. Para realizar as dosagens descritas nos itens a seguir, considere os métodos de dosagem da ACI e da ABCP. As tabelas de dosagem utilizadas no método da ACI já se encontram disponíveis no AVA. Para o método da ABCP, as tabelas de dosagem e a curva de Abrams para os cimentos utilizados também estão disponíveis em arquivo no AVA. Para as dosagens pelo método da ABCP, considere que os cimentos CPIIE – 32 e CPIII – 40RS apresentam resistências normais, aos 28 dias, respectivamente iguais a 32 MPa e 41 MPa.
Questões: 01. Determine, por meio do método da ACI, o traço de um concreto com fck 25 MPa, produzido com pedra britada de dimensão máxima 19 mm, e que apresente abatimento 50 ± 10 mm. Sabe-se que o concreto será dosado na condição A, segundo a ABNT NBR 12655, o que resulta em desvio padrão de dosagem 4,0 MPa.
02. Por meio do método da ABCP, faça a mesma dosagem descrita no item anterior, mas considere que o cimento utilizado seja o CPIII – 40RS.
03. A partir dos resultados obtidos pelos dois métodos, responda as seguintes questões: a) Comparando os dois métodos utilizados, explique quais são as considerações realizadas na dosagem da ABCP e que produzem os diferentes resultados. b) Qual dos traços determinados indica um concreto mais rico em cimento? Justifique. c) O método da ABCP pode ser considerado mais ajustado para ser utilizado em dosagens realizadas no