Dos Minerais aos Materiais Metálicos
Metálicos
1. Minérios, minerais e metais nativos
Minérios
Minério é um mineral que é economicamente autossustentável para a sua exploração industrial. A sua exploração pode ser feita a céu aberto ou ser subterrânea.
Os minérios mais comuns ocorrem sob a forma de óxidos, sulfuretos, silicatos ou por metais nativos, associados (ou não) a outros minerais como por exemplo, cobre e ouro.
Os corpos de minério são formados por uma variedade de processos geológicos.
São os minérios que compõem as rochas, por isso os minérios são extraídos das mesmas.
Minerais:
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas.
Metais nativos:
Exceto os gases livres da atmosfera, encontra-se no estado nativo somente cerca de vinte elementos, que podem ser divididos em metais, semimetais e não-metais. Os metais nativos, metais que se encontram na forma livre, constituem três grupos isoestruturais:
1º-O grupo do ouro: ouro, prata, cobre e chumbo;
Os elementos do grupo do ouro pertencem à mesma família na classificação periódica dos elementos e portanto possuem propriedades químicas semelhantes, todos são suficientemente inertes para ocorrerem livres na natureza. Quando não estão combinados com outros elementos os átomos desse grupo estão unidos em estruturas cristalinas por ligações metálicas.
As