Dos Delitos e das Penas MINHA RESENHA CRITICA 4
CURSO DE DIREITO
REGIANNY DO NASCIMENTO SERQUEIRA
RESENHA CRÍTICA DA OBRA “DOS DELITOS E DAS PENAS”
VITÓRIA
2015
FACULDADE DOCTUM DE VITÓRIA
CURSO DE DIREITO
REGIANNY DO NASCIMENTO SERQUEIRA
RESENHA CRÍTICA DA OBRA “DOS DELITOS E DAS PENAS”
Resenha critica apresentada ao curso de Direito da Faculdade Doctum de Vitória, como requisito parcial para a obtenção de nota complementar da 3° etapa. Área de concentração: Disciplina Integradora. Professor: Gabriel Vicente Riva.
VITÓRIA
2015
Dos delitos e das penas
RESENHA
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO AUTOR
O autor desta conceituada obra, Cesare Beccaria nascido em 1738 e falecido em 1794. Formou-se em Direito na Universidade de Parma em 1758. Foi um jurista, filósofo, economista e literato italiano que influenciou a reformulação da legislação vigente, por defender a igualdade perante a lei dos criminosos praticantes do mesmo delito. Em sua obra, o autor crítica abusos e falhas presentes no sistema jurídico-penal da época, que era falho, tirânico, desumano e repressivo, pois a tortura era a maneira mais utilizada para se obter as confissões dos acusados e consequentemente puni-los. Além de denunciar tais crueldades, o autor defende a igualdade entre todos a partir da lei.
O livro “Dos Delitos e Das Penas” tem uma grande riqueza por abordar vários conteúdos de Direito penal de maneira bem precisa, clara e completa.
Beccaria, CESARE. Dos Delitos e das Penas. São Paulo. Editora Martin Claret Ltda, 2000.
RESUMO
Este livro segundo Cesare Beccaria, fala sobre diversos fatos ocorridos no sistema jurídico penal do século XVIII, e com a leitura do mesmo podemos ter a percepção que o autor nos relata tudo de uma forma bem clara e de fácil entendimento, é como se ele estivesse nos dando dicas sobre o que fazer e não fazer de acordo com o que ele julgava como certo e errado, como justo ou injusto a respeito dos delitos e das penas.
Qualquer pessoa seja ela estudante