Doping no Esporte: Anfetaminas
Aluna: Vivian Kemp
Prof: Magno Junqueira
Trabalho de Bioquimica
Tema: Doping no esporte: Anfetamina
Introdução
As Anfetaminas, e drogas relacionadas como metanfetaminas, são um grupo de drogas que agem aumentando os níveis de norepinefrina, serotonina e dopamina no cérebro. Elas estão inclusas em drogas prescritas para o SNC, comumente utilizadas para tratar de déficits de atenção e hiperatividade em adultos e crianças. A droga também é utilizada para fins recreativos em boates e como um otimizador de performance. O nome anfetamina deriva do nome químico alfametilfenilamina.
História da Anfetamina
A primeira vez que a anfetamina foi sintetizada foi em 1887 por Lazar Edeleanu.
Na farmacologia, a anfetamina não foi utilizada até 1929, quando Gordon Alles, um pioneiro farmacologista, resintetizou e testou nele mesmo, em uma pesquisa para encontrar um compostos sintético que substituiria a efedrina. Além disso, por volta de 1933, Smith, Kline e
French começaram a vender a forma volátil da anfetamina, que foi usada como um descongestionante. Porém estudos comprovaram 2 efeitos primários: a sensação de bem estar e êxtase; e menor fatiga em relação ao trabalho. Durante a guerra a anfetamina foi usada em larga escala para diminuir o cansaço e aumentar a atenção dos soldados durante os combates.
Anos depois, em 1965 o FDA (United States Food and Drug Admistration), limitou as drogas à base de anfetaminas ao uso sob prescrição médica.
Composto Anfetamina
Formula química: C9H13N
Metabolismo: Hepático
Excreção: Rinal
Aminas
Relaconadas:
Fenetilamina
(1feniletano2amina),
Metanfetamina
(Nmetilanfetamina), Ortetamina, 3Metilanfetamina e 4Metilanfetamina (um metil no anel, respectivamente posição orto,meta e para), Norefedrina (mais uma hidroxilano carbono 1) mhidroxianfetamina e