101019850485
875 palavras
4 páginas
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULARAlessandra
Profª. Tutora Fernanda Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia(0649)-Metodologia do Trabalho Acadêmico
08/11/2012
RESUMO
A educação popular foi uma grande conquista de Paulo Freire e hoje possibilita a participação das classes populares no desenvolvimento da sociedade. Freire desejava uma sociedade mais justa, igualitária e uma educação transformadora. Mesmo enfrentando sérios problemas, Freire nunca desistiu de lutar acreditando em um trabalho que contribuí-se na formação de seres humanos capazes de pensar, repensar e lutarem por uma sociedade transformadora.
Palavras-chave: Educação popular, Paulo Freire, luta.
1 INTRODUÇÃO
Deve-se aprimorar e enriquecer os conhecimentos sobre a educação popular para que se possa transmitir uma melhor prática pedagógica à aos alunos, pois assim teremos uma sociedade critica e transformadora.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar melhor sobre o método Freire e da importância e respeito que deve-se ter com a sociedade.
Nele consta um pequeno comentário critico reflexivo acerca da educação popular de Paulo Freire.
2 CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO POPULAR
Foi na década de 50 que iniciou uma importante mudança na educação da América Latina: A educação popular, isso ocorreu devido a uma grande atuação internacional de um dos mais importantes representante: Paulo Freire.Freire, defendia a ideia de uma política educacional que atingisse as camadas mais populares e que com o domínio da escrita e da leitura lhes permitisse uma maior compreensão da realidade e que aumentaria o desejo de mudança social, podendo assim acreditar que poderiam lutar por uma sociedade mais justa e transformadora,"E é por isso também que é possível, em qualquer sociedade, fazer algo institucional e que contradiz o dialogo dominante.
Isso é que eu chamo de uso dos espaços de que a gente dispõe." (FREIRE,