Natureza e Cultura
1. Para começar
O livro relata duas historias bastante interessantes, uma foi de duas garotas que cresceram entre lobos, e a outra historia é sobre Hellen Keller, que nasceu cega e surda. Ambas historias mostra que o homem não nasce humano, e pra que isso venha acontecer é preciso um processo de humanização.
2. O comportamento animal
As muitas semelhanças entre os humano e os animais, principalmente com aqueles que são mais desenvolvidos. Como eles temos inteligência, demonstramos sentimentos, prazer, sofrimento, alem de outras características comuns
- A ação por instinto A ação por instinto é comum nos animais que se encontram nos níveis mais baixos da escala zoológica como os insetos. O instinto é regida por leis biológicas, idênticas na espécie e invariáveis de indivíduo para indivíduo. A rigidez do instinto dá a ilusão de perfeição, já que o animal executa certos atos com extrema habilidade.
- O uso da inteligência Ao contrário da rigidez dos reflexos e dos instintos a inteligência dá uma resposta ao problema ou á situação nova de maneira improvisada e criativa. Esse tipo de comportamento é compartilhado por seres humanos e animais superiores.
- A linguagem, limiar do humano
Os animais também têm um certo tipo de linguagem. Por exemplo, por meio de uma dança as abelhas indicam umas ás outras onde acharam pólen. No entanto, mesmo que identifiquemos nas respostas dadas pelas animais associação semelhantes a realizadas por humanos, trata-se de uma linguagem rudimentar que somos capazes.
3. O agir humano: a cultura
A linguagem humana não intervém como forma abstrata que nos deixa distante da experiência vivenciada e nos permite reorganizá-la em outro contexto,dando-lhe um novo sentido. É pela palavra que citamos o tempo, para lembra o que ocorreu no passado e antecipar o futuro pelo pensamento. O mundo que resulte no pensar e do agir humanos não pode ser chamado de natural, por quê já foi modificado e ampliado por nós. As