Donwstream
Unidade 1: O ambiente downstream na cadeia produtiva do petróleo
Transporte
UNIDADE 1: O AMBIENTE DOWNSTREAM NA CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO
TRANSPORTE
1.1.
1.1. INTRODUÇÃO
Enquanto as atividades de upstream dizem respeito à exploração e produção de petróleo, seja off-shore ou on-shore, as atividades de downstream são relativas, de um modo geral, à distribuição e ao refino de derivados.
O petróleo resultante da prospecção seja em terra, seja no mar, precisa ser transportado para as refinarias onde é processado e transformado em produtos de maior utilidade e valor agregado, como gasolina, nafta, querosene, diesel etc.
As operações de transferência e estocagem iniciam-se após a prospecção, quando se necessita transportar o petróleo, seja por oleodutos ou por navios. Também acontecem entre navios e terminais, terminais e refinarias, terminais e terminais, ou seja, sempre que se deseje movimentar volumes de petróleo ou derivados. Na Figura 1, há um diagrama simplificado do caminho do petróleo – do “poço ao posto”.
Figura 1: O caminho do petróleo
Ambiente Downstream
Unidade 1: O ambiente downstream na cadeia produtiva do petróleo
Transporte
1.2. ORIGENS E EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE
Transporte é o conjunto de meios que permite o deslocamento físico de pessoas e bens de um local de origem para outro de destino. No transporte de cargas, o deslocamento de pesos é limitado pelo volume disponível, ou seja: em um caixa de um metro cúbico que sustente – em teoria – qualquer peso, é possível transportar uma tonelada de água, pois tal peso corresponde a um metro cúbico. Entretanto, não se pode transportar, naquela caixa, uma tonelada de algodão, já que o peso dessa mercadoria necessitaria de muitas caixas de um metro cúbico cada para ser transportada.
A importância do transporte, todavia, transcende sua capacidade de movimentar pesos e volumes. Hoje, o transporte é um fator preponderante para a integração entre as