Domínio Morfológico da Amazonia
Há predomínio de temperaturas médias anuais entre 28 e 31ºC. Há uniformidade térmica e, normalmente, não se percebe a presença de variações estacionais no decorrer do ano.A umidade relativa do ar varia entre 80 a 90%.
O clima é equatorial úmido e sub-úmido, controlado pela ação dos alísios e baixas pressões equatoriais (doldrums) e pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. Na Amazônia Ocidental, o clima sofre a interferência da massa equatorial continental (mEc); na Amazônia Oriental, região do médio e baixo Amazonas e litoral, o clima sofre interferência da massa equatorial marítima (mEm) e da ZCIT. O clima é característico de grande pluviosidade. O total de chuvas varia de 1.700 a 3.500 mm por ano. Isso é decorrente das altas temperaturas que provocam uma grande evaporação e que mais tarde se transformam em chuvas. A estação seca decorre em um curto espaço de tempo, nessa época os índices pluviométricos chegam a 60 mm mensais.
Os rios amazônicos diferem quanto à qualidade de suas águas e sua geomorfologia. Os principais rios, baseando-se na coloração de suas águas são:
•De água preta: Negro •De água clara: Tapajós •De água barrenta: Solimões e Amazonas
Os rios de água preta apresentam esta coloração devido à presença de ácidos húmicos e fúlvicos resultantes da decomposição incompleta do húmus do solo. Já os rios de água clara têm suas cabeceiras nos escudos cristalinos pré-cambrianos. Drenam solos muito intemperizados e suas águas não são tão ácidas; a carga de material em suspensão é pequena tornando suas águas claras. Os rios barrentos originam-se em regiões montanhosas (Cordilheira dos Andes) carregando elevadas quantidades de material em suspensão, garantindo uma coloração amarronzada.
Rio Amazonas.
Nasce no norte da Cordilheira dos Andes peruano; sua altitude na nascente é de 5,3 mil metros com aproximadamente 1.100 afluentes.
O volume de água do rio Amazonas é tão grande que sua foz, ao