DOMINIO ESPANHOL E BRASIL HOLANDES
E BRASIL HOLANDÊS
PORTUGAL E ESPANHA SOB A
MESMA COROA
Nas disputas político-militares entre os pretendentes ao trono português, saiu-se vencedor
Filipe II, rei da Espanha, com seu exército invadiu
Portugal.
Ao dominar Portugal, o governo espanhol passou a controlar também todas as colônias portuguesas, ampliando ainda mais seu vasto império.
RESTAURAÇÃO
O governo de Portugal reconquistou sua independência em 1640, encerrando o período do domínio espanhol. Quando o duque de Bragança assumiu o governo de Portugal, e pôs fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono, recebeu o título de D. João IV, iniciando a dinastia de
Bragança. Esse episódio da história portuguesa é conhecida como Restauração.
AS MUDANÇAS DA UNIFICAÇÃO
NO BRASIL
Alguns acontecimentos importantes marcaram a vida políticoadministrativa do Brasil sob o domínio espanhol. Foi feita uma reforma na política fiscal, tornando-a mais rígida e mais eficiente no combate à corrupção e aos desvios do dinheiro proveniente da tributação. A prática da justiça foi dinamizada com a criação do Tribunal de Relação de Salvador, onde os colonos podiam apelar das sentenças. Antes disso as apelações só eram julgadas em Lisboa.
Durante o domínio espanhol a colonização se expandiu no litoral ao norte de Pernambuco, chegando até o Amazonas.
EMBARGO ESPANHOL
Numa tentativa de minar o poderio mercantilista dos holandeses, Filipe II proibiu o comércio entre eles e as colônias espanholas. A esta proibição deu-se o nome de embargo espanhol.
Do ponto de vista econômico o embargo prejudicou sensivelmente as finanças da Espanha, na medida em que as companhias de comércio criadas pelos holandeses passaram a atacar as colônias espanholas.
EMBARGO ESPANHOL
Em 1602, protegidos e apoiados pelo Estado, vários empresários holandeses se uniram e criaram a Companhia das Índias Orientais, que conquistou algumas possessões espanholas na
Ásia e na África, fez acordos comerciais com alguns povos orientais como os