Domesticaçao da cabra
Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Género: Capra
Espécie: C. aegagrus
Subespécie: C. a. hircus
Como se deu o Processo de Domesticação
. Com a escassez de alimentação em determinados períodos, nos primórdios da civilização houve a necessidade de manter “reservas” alimentares, necessidade de agasalhos para proteção em períodos frios, aproveitamento da força motriz: transporte de cargas, tração e em alguns casos como inspiração religiosa. Os caprinos estão entre os primeiros animais a serem domesticados pela nossa espécie, por volta de 7000 anos a.C, no Médio Oriente Por ter uma boa aptidão para couro, leite, carne e esterco. Também são animais que apresentam boa adaptação (rusticidade), Sobrevive, no estado selvagem, a condições climaticas extremas, sejam montanhas cobertas de neve, sejam desertos áridos, com uma elevadíssima taxa de sobrevivência das crias.
Métodos de domesticação
5 – PROCESSOS DE DOMESTICAÇÃO
Os animais, para atingirem a domesticidade, estágio final do processo de domesticação, passam por três fases distintas, sob o domínio do homem.
5.1 – Cativeiro
É a fase inicial da domesticação, quando o homem mantém o animal preso, eventualmente utilizando-o para abate. Todavia, em princípio, não aferindo dele lucro ou serviço, com aquelas vantagens que só a terceira fase (domesticidade) pode oferecer.
É o caso dos animais selvagens mantidos engaiolados como material de estudo ou de embelezamento: aves e mamíferos dos parques e jardins zoológicos.
5.2 – Amansamento
Esta segunda fase é a de amansamento, mansidão ou domação, em que o animal convive pacificamente com o homem, prestando utilidade ou alguma forma de serviço.
Podemos exemplificar aqui alguns animais em pré-domesticação, como a grande maioria dos animais de laboratório, animais produtores de pele, peixes, moluscos e crustáceos produtivos.
5.3 – Domesticidade propriamente dita
Última e