Dom quixote capitulo 11
" O que aconteceu a D. Quixote com alguns pastores de cabras "
Os pastores de cabras convidaram Dom Quixote e Sancho para comer com eles.
Sancho agradeceu o convite para se sentar, mas diz que se sente mais confortável comer sozinho em um canto porque se ele iria se juntar a outros clientes teriam de mastigar devagar, beber pouco, limpos com freqüência e não espirrar ou tossir. Ainda assim, Don Quixote insiste em sentar-se.
Após o almoço, Don Quixote começa a falar sobre a idade de ouro. Foi um tempo de paz e amizade. Mas esses séculos atuais, diz D. Quixote, não há tanta maldade o que era necessário para criar a ordem de cavaleiros para ajudar as donzelas, viúvas, órfãos e os necessitados. Em seguida, ele diz que os pastores de cabras que ele é um cavaleiro da ordem e agradeceu pela hospitalidade. Os pastores de cabras vêm admirar-lo sem saber o que dizer.
Em seguida, vem um músico chamado Antonio para cantar para seus convidados especiais. Antonio estava cantando um romance rústico. D. Quixote lhe pede para cantar outra música, mas Sancho está com sono e diz que, certamente, os pastores de cabras também. Antes de ir dormir, os pastores de cabras dão a D. Quixote um tipo de curativo, para seu ouvido, colocaram num alecrim remédio para curar.
Dom Quixote e Sancho foram muito bem recebidos pelos pastores de cabras, mesmo omitindo que D. Quixote era um cavaleiro da ordem, puderam comer, beber e dormir bem, além de recebem cuidados. O que me impressionou pela humildade dos pastores, que ficaram maravilhados quando descobriram quem era de fato D.