Dom de linguas
Os dons espirituais, estão de uma forma geral sendo desvalorizados, seja por não serem praticados, ou por serem praticados de forma incorreta. Dons de cura são hoje normalmente utilizados por pessoas em nome delas mesmas, sempre vemos alguém que cura um enfermo e diz em seguida: “Venha EU curarei você também!”. Mas espere um minuto, quem é que está realmente curando? Não é apenas com o dom de curas; o dom de profecias também vem sendo distorcido, ao ser utilizado uma única vez para trazer uma palavra de Deus, muitos se intitulam profetas, e saem distribuindo profetadas para todos os lados; dom de milagres, dom de visões, dons e mais dons sendo distorcidos e mal utilizados, não é apenas enganar o próximo, é desrespeitar o espírito santo.
Um dos dons mais falados atualmente é o de línguas, em algumas igrejas ele é escondido, em outras é exagerado, em algumas ele é desconhecido, em outras é obrigatório. O dom de línguas, como todos os outros dons, possui um propósito, alguns colocam este propósito em torno de si mesmo. Outros simplesmente desconhecem, vamos ver o que a bíblia diz sobre isso.
Em 1 Pedro 4:11, Pedro nos diz que todos os dons pertencem a Deus e que Ele concede aos homens para que seu nome seja glorificado. Não devemos jamais nos esquecer disso. Também não devemos confundir propósitos com conseqüências, é conseqüência do falar em línguas que sejamos edificados (1co 14:4) mas o propósito, o objetivo, é glorificar a Deus. Algumas igrejas, permanecendo neste engano orientam a orar em línguas em todo o tempo, erroneamente usando a passagem onde Pedro nos exorta a orar todo o tempo em espírito. Não se enganem, oração em línguas é oração em espírito, mas nem sempre a expressão ‘orar em espírito’ na bíblia se refere a orar em línguas.
Eu até mesmo já ouvi alguns dizerem que orar em línguas é algo muito bom, pois, em certos momentos você pode simplesmente não ter o que dizer, então ora em línguas. Bem, a palavra de Deus nos diz que o espírito