Dom Casmurro - resumo
Machado de Assis inicia o livro justificando o título e por que resolveu escrevê-lo. Chama-se Dom Casmurro, pois foi um apelido dado ao personagem principal, Bento Santiago. Bento era filho de Dona Glória e órfão de pai. Morava em Matacavalos com seu tio Cosme que era viúvo, sua prima Justina, também viúva, e um empregado, José Dias.
Dona Glória, perdeu seu primeiro filho, o que lhe trouxe muito sofrimento. Depois desse acontecimento fez uma promessa a Deus, que se lhe abençoasse com outro filho que nascesse vivo. Em troca ela o levaria para o seminário quando atingisse a idade certa, e por fim ele se tornaria padre. Depois de algum tempo nasceu Bento, vivo e saudável. Quando ele tinha quinze anos já era tempo de cumprir a promessa feita a Deus. Dona Glória nunca escondeu de Bento o que aconteceu com ela, nem a perda do primeiro filho, nem a promessa de que se Deus a abençoasse com um filho vivo, ela o tornaria padre.
Bento sabendo da sua partida próxima para o seminário foi ver Capitu, uma amiga de infância, e que dessa amizade nasceu um amor. Ele lhe contou sobre a promessa e os dois buscaram lutar, para que o amor prevalecesse e foram atrás de formas para evitar a separação que estava escrita para acontecer desde seu nascimento. O romance deles ia crescendo e tomando forças, e a ida ao seminário trazia o medo da separação, então juraram um ao outro que se casariam, mesmo que o destino não quisesse isto.
O ano de ir para o seminário chegou e mesmo que contra vontade, Bento foi para lá. Logo que chegou fez uma grande amizade com Escobar. Bento ganhou muita confiança em Escobar, e então contou a jura feita à Capitu, mesmo ela tendo dito a ele que ele não devia contar nunca a ninguém. Bento permanecia no seminário durante toda a semana, e no sábado ia para sua casa para ver sua família, e seu grande amor, Capitu. Dona Glória e Capitu se aproximavam e isso alegrava Bento, que via que sua mãe gostava de Capitu. Escobar logo passou