DOIS IMPORTANTES PERSONAGENS NA HISTÓRIA DA TEOLOGIA E OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SUAS IDÉIAS.
JUNHOR diz que: Clemente de Roma, foi o quanto papa da igreja católica, nasceu em Roma no ano 35, era de uma família hebraica, Clemente foi eleito Sumo Pontífice no ano 88 sucedendo o Papa Anacleto. Foi lançado ao mar com uma pedra no pescoço, no ano 100. Seu corpo foi recuperado e enterrado na Criméia e, só mais tarde, transferido para Roma. A vida e a morte de Clemente o tornaram um mártir do cristianismo e em sua honra foi construída a Basílica de São Clemente. Clemente estabeleceu a Crisma. Iniciou a tradição do uso da palavra Amém em celebrações. Defendeu a primazia da Igreja Romana, afirmando que esta e o bispo de Roma, ou seja, o papa, que são os detentores das revelações divinas e que possuem a autoridade necessária para comandar os cristãos. Clamou pela restauração de bispos e presbíteros que haviam sido depostos em Corinto. (JUNIOR Papa Clemente I).
Um dos pontos negativos das idéias de Clemente é a Crisma que ele estabeleceu na Igreja. Clemente acreditava que só através da Crisma que se recebe o Espírito Santo nos fazendo perfeitos cristãos, sendo uma confirmação do batismo. É um ponto negativo por que Deus não nos ordena a fazer Crisma para termos o Espírito Santo, Jesus diz em Mateus que temos que fazer discípulos batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e que se nós guardarmos tudo que Ele nos tem ensinado Ele estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (MATEUS, 28: 19-20). Não sendo necessário fazermos a crisma para recebermos o Espírito Santo, por que recebemos com o batismo.
É também ponto negativo a primazia da Igreja Romana, Clemente acreditava que só o papa tem revelação de Deus, sendo mediador entre o homem e Deus, acreditava que só o papa pode chegar diante de Deus, mais a Bíblia nos diz em 1