Doenças
A DOENÇA é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo). O que é a doença?
A palavra DOENÇA
Vem do termo latim DOLENTIA
Estão sempre associadas a sintomas especificos;
Manifestações patalógicas que se apresentam em nosso organismo
Ausencia de Saúde.
Fatores que interferem na saúde do indivíduo
Fatores biológicos
Fatores Psicológicos
Fatores socioculturais
Sintomas
É qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir-se em um indício de DOENÇA.
Sintomas são frequentemente confundidos com SINAIS, que são as alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde. A diferença entre sintoma e sinal é que o sinal é aquilo que pode ser percebido por outra pessoa sem o relato ou comunicação do paciente e o sintoma é a queixa relatada pelo paciente mais que só ele consegue perceber.
Exemplo de Sinais:
É uma característica objetiva da doença. Ex.: febre, edema (inchaço), coloração da pele, arritmia.
Exemplo de Sintomas:
É uma característica subjetiva, pois depende da interpretação do próprio paciente. Ex.: dor, fome ou sede excessiva, fraqueza.
Como PREVINIR ?
Atraves de palestras
Vacinas
Higienização
Boa alimentação
Visita ao médico
Animais
Esportes
TRATAMENTO
Cada tipo de doença é tratado de uma maneira,na maioria dos casos os profissionais da saúde indicam a ministração de remédios antibióticos.
É recomendado que o paciente mantenha repouso, hidrate-se bastante e cuide de sua alimentação.
A psicoterapia é apropriada para uma variedade ampla de situações, ajuda pessoa a enfrentar problemas como dificuldades no trabalho.
ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
"Estilo de Vida" é um conceito amplo que inclui a pessoa como um todo, e que tem