Parasitologia
Resumo: Sonia Hirsch é jornalista e escritora voltada para promoção da saúde, autora de Prato feito, Sem açúcar com afeto, Mamãe eu Quero, Deixa sair, O melhor da festa, Boca feliz, Inhame inhame, Manual do herói, O mínimo para v. se sentir o máximo, Só pra mulheres e A dieta do Dr. Barcellos contra o câncer (e todas as alergias), entre outros. O livro, Almanaque de bichos que dão em gente trata-se de forma simples sobre os diferentes tipos de parasitos, são eles os helmintos, protozoários, príons, bactérias, fungos e entre outras minúsculas criaturas de diversas formas e tamanhos que parasitam o homem. Aborda o ciclo biológico, os meios de transmissão, a patologia que provocam, e como evitar e tratar essa infecção por meio da profilaxia.
Vermes? Melhor não tê-los
“Como não tem proteção corporal contra agressões externas, precisa de um lugar quentinho e úmido para viver - de preferência com comida, e melhor: mastigada, engolida e digerida, fast-food de parasitas.” (p.11).
“Um intrincado sistema bioquímico mantém o que chamamos de imunidade natural.” (p.17).
Comentário: os vermes necessitam de um ambiente com uma temperatura e umidade agradável para sua sobrevivência, sendo assim o corpo humano e os animais possui um lugar ideal também para obter alimentos, já que a maioria não consegue viver de forma livre.
A vida comendo solta
“Parasitas são muito gulosos. Consomem tecidos, sangue, outros fluidos e o conteúdo intestinal nobre do hospedeiro, incluindo secreções digestivas. Quase todos dependem de glicose para obter energia, exatamente como nós.” (p.21).
“Um fator agravante nas infecções parasitárias é que geralmente elas são múltiplas - vários tipos de vermes, cada um com suas bactérias, fungos e vírus, todos brigando pelo seu pedacinho de alguma coisa e produzindo toxinas sem parar.” (p.22).
Comentário: Os parasitos se nutrem dos compostos presentes no hospedeiro