doenças
Agente etiológico
O agente etiológico é um vírus DNA, do gênero Orthopoxvirus, da subfamília Chordopoxvirinae da família Poxviridae.
Hospedeiro (s)
O único hospedeiro do vírus é o ser humano, pois o vírus é incapaz de infectar quaisquer outras células.
Formas de contágio O contágio é direto ou, muito mais freqüentemente, indireto, por roupas, utensílios e objetos contaminados por um doente.
Sintomas da doença
É característica da doença a formação de pústulas grandes e numerosas que deixam marcas ou cicatrizes depois que as crostas caem.
Tratamento
Não há tratamento específico contra o vírus, mas existe vacina.
Dados sobre a descoberta da doença
A varíola foi a primeira doença infecciosa extinta da face da Terra pela vacinação preventiva.
Até o final do século XVIII a varíola constituía verdadeiro flagelo humano, ceifando vidas ou desfigurando o rosto dos sobreviventes com cicatrizes indeléveis e perda de visão. Calcula-se que no século XVIII houve, somente na Europa, 60 milhões de vítimas de varíola.
A varíola foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, vinda tanto da Europa como da África. A primeira epidemia de varíola ocorreu em 1563, iniciando-se na Bahia e causando cerca de 30.000 mortes. Os indígenas eram particularmente vulneráveis e muitas tribos foram dizimadas por verdadeiras epidemias de varíola.
Estatísticas Calcula-se que a varíola tenha ocasionado maior número de óbitos nos três primeiros séculos de colonização do que todas as outras doenças reunidas.
Poliomielite
Agente etiológico
O poliovírus pertencente ao gênero Enterovírus, da família Picornaviridae, composto de três sorotipos: 1, 2 e 3.
Hospedeiro (s) O ser humano.
Formas de contágio A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (a principal), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral,