DOENÇAS
A doença desajustamento ou uma falha nos mecanismos de adaptação do organismo ou uma ausência de reacção aos estímulos a cuja acção está exposto. O processo conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão.
Categorias de doenças:
Doença Infecciosa – manifestação resultante de uma infecção;
Doença não infecciosa – todas aquelas que não resultar de infecção: doença coronariana, diabetes e outras – chamadas também de doenças não transmissíveis Conceitos Básicos Doença crónicas: doenças que desenrolam a longo prazo
Doença aguda: são de curta duração
Infecção: penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo
Doença contagiosa: doenças infecciosas cujos agentes etiológicos atingem os sadios através do contacto directo desses com os indivíduos infectados. Ex: sarampo
Doença transmissível: qualquer doença causada por um agente infeccioso, que se manifesta pela transmissão deste agente, de uma pessoa ou animal infectados ou de um reservatório a um hospedeiro susceptível.
Doenças Quarentenáveis: podem levar a restrição de actividades aos comunicantes, durante o período máximo de incubação, a fim de evitar a propagação da doença. Actualmente uma medida em desuso.
Doenças de isolamento: exigem a segregação dos indivíduos doentes durante o período de transmissibilidade da doença.
Ex: tuberculose – isolamento respiratório – uso de máscaras.
Cólera – isolamento entérico – luva para lidar com as fezes.
Período de Transmissibilidade: período durante o qual o agente infeccioso pode ser transferido de uma pessoa infectada a outra.
Infectividade: capacidade que tem de certos organismos de penetrar e de se desenvolver ou multiplicar-se no hospedeiro, ocasionando infecção.
Patogenicidade: é a qualidade que tem o agente infeccioso de, uma vez instalado no organismo do homem, produzir sintomas em maior ou menor proporção dentre os hospedeiros infectados.
Virulência: é a