Doenças
Objetivo:
O tétano, cujo nome é originado do grego que significa “contrair e esticar”, é uma doença infecciosa, porém não contagiosa. Sua principal característica é causar espasmos dolorosos, rigidez dos músculos e distúrbios neurológicos.
Transmissão:
A introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, que contamina por terras, poeira e fezes animais ou humana.
A infecção geralmente se dá pela entrada de esporos, em qualquer tipo de ferimento na pele, mas ocorre um grande risco e se dá seu desenvolvimento, a pessoa que não tiver sido vacinada contra a tal.
Prevenção:
Os ferimentos sujos, mordidas de animais e queimaduras, devem ser bem limpos por oxidantes ou antissépticos. Todos os ferimentos devem ser cobertos com uma gaze ou algodão limpos, para evitar as contaminações.
Tratamento:
O ferimento deve ser limpo com água oxigenada, que é formado por antídoto e relaxantes musculares.
E os depressores do sistema nervoso central Diazepam e DTP também são dados, assim reduzindo a ansiedade e resposta espásmica aos estímulos.
Com relação à internação, deve ser imediatamente para UTI de alta complexidade e com total isolamento, assim enquanto durarem os riscos de espasmos.
Conclusão:
É uma doença infecciosa, porém não contagiosa, mas sim fatal para crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60, que não foram vacinados contra a tal.
FEBRE MACULOSA
Objetivo:
É uma doença de temperatura muito alta, de gravidade variável, que é causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato, da espécie conhecida como estrela.
Transmissão:
A febre maculosa é transmitida por animais, como por exemplo, capivara, cães, cavalos, gados, gatos, entre outros. É através da picada do carrapato, após ficar fixado no hospedeiro por um período que varia de 4 à 6 horas, ficando incubado, por cerca de 2 à 14 dias.
Prevenção:
Se estiver numa área que possam existir carrapatos, tome algumas precauções, como por