Doenças
Doença Bacteriana Sífilis
Patologia: Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária.
Entre a segunda ou terceira semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada, a doença manifesta-se com ínguas nas virilhas e ferida nos órgãos sexuais. Essas não apresentam dor, prurido ou ardência. A ferida desaparece depois de um tempo sem deixar cicatriz, proporcionando à pessoa um falso indício de que está curada.
Se não for tratada a doença evolui para o segundo estágio, que se inicia de seis a doze semanas após o contágio. Os sintomas desse estágio são: feridas por todo o corpo, manchas contagiosas na palma da mão e sola do pé, queda de cabelo, febre, dor no corpo, dor de cabeça, falta de apetite, verrugas em volta do ânus.
No terceiro estágio, complicações mais sérias como cegueira, problemas cardíacos, paralisia, doença cerebral podem aparecer.
O período médio de incubação é de 21 dias, podendo variar de 3 a 90 dias.
A transmissão da sífilis é por meio de relações sexuais sem o uso do preservativo, transfusão de sangue e durante a gestação.
Diagnóstico: É feito através de exame de laboratório para comprovar a presença do Treponema.
O antibiótico penicilina, oral ou injetável, é o mais indicado no tratamento da sífilis. Eritromicina ou tetraciclina também podem ser indicadas. As relações sexuais devem ser suspensas até o término do tratamento.
Como a sífilis é uma doença sexualmente transmissível, a forma de preveni-la é utilizando o preservativo em todas as relações sexuais.
Organismo Causador: A sífilis é uma doença infecciosa ocasionada pela bactéria Treponema pallidum, uma espiroqueta de transmissão essencialmente sexual ou materno-fetal.
Doença Viral
Dengue
Patologia: Nos primeiros dias começam a aparecer alguns sintomas acima descritos que tendem a melhorar a partir do quinto dia. Após a doença, o organismo se torna imune ao vírus que lhe causou a doença, porém pode contraí-la novamente se outro