Doenças vitais
A transmissão ocorre quando há contato com as gotículas de saliva da pessoa infectada.
Os sintomas aparecem entre 12 e 25 dias após a contaminação.
Os sintomas são: inchaço e dor nas glândulas, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, febre, calafrios e dor ao engolir.
Em homens pode ocorrer inflamação nos testículos e nas mulheres inflamação nos ovários. Pode acometer também o sistema nervoso central, em alguns casos.
Diante de qualquer suspeita de caxumba, a pessoa deve procurar um médico para confirmar o diagnóstico.
Como não existe tratamento específico, esse consiste na utilização de antitérmicos, analgésicos, repouso, alimentação líquida ou pastosa e compressa quente para aliviar a dor.
Dengue- A dengue é uma doença viral transmitida através da picada dos mosquitos aeds Aegypti e Aedes Albopictus. São quatro tipos de vírus transmissores que desenvolvem dois tipos da doença: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Os mosquitos são escuros com algumas manchas brancas e são menores que o pernilongo. Possuem hábitos diurnos e são encontrados principalmente em áreas tropicais e subtropicais. O período mais propenso a epidemias é no verão durante ou após o período chuvoso.
Sintomas
Os sintomas da dengue são:
Dor de cabeça, nos olhos, músculos e juntas
Febre alta
Falta de apetite
Sangramento na gengiva e nariz
Manchas avermelhadas pelo corpo
Fraqueza
Vômito
Prurido.
No caso de dengue hemorrágica pode ocorrer também:
Dor no fígado
Tonteiras
Desmaios
Pele e suor frios
Fezes escuras
A doença
Nos primeiros dias começam a aparecer alguns sintomas acima descritos que tendem a melhorar a partir do quinto dia. Após a doença, o organismo se torna imune ao vírus que lhe causou a doença, porém pode