Homeopatia
Princípio da lei dos semelhantes (similia similibus curantur = semelhante pelo semelhante se cura): uma substancia que produz certo conjunto de sintomas numa pessoa saudável pode curar um doente com os mesmos sintomas. Ex: uma substancia causadora de vômitos numa pessoa saudável, sendo diluída e dinamizada trataria o individuo que estivesse passando mal com vômitos, agindo através da estimulação de respostas curativas inatas do organismo.
Princípio da experimentação em pessoa sadia: dita que os testes de medicamentos homeopáticos devem ser realizados em pessoas sadias, de modo a verificar os “venenos” que causam os sintomas das doenças e que são os mesmos que as curam, quando aplicados em doses homeopáticas.
Princípio das doses infinitesimais (Dose Mínima): consiste na diluição drástica e dinamização do medicamento. A diluição do insumo ativo e, então, intercalada pelas sucussões, obedecendo a uma progressão geométrica. Promovendo redução de sua concentração e aumento de sua ação dinâmica, estimulando a reação do organismo na direção da cura.
Princípio do medicamento único: afirma que o paciente deve tomar somente o medicamento que contenha o maior número de estímulos para os sintomas que ele apresenta. Sendo assim, procura-se, com um único medicamento, abranger a totalidade dos sintomas do indivíduo.
3. Explique como Hahnemann definiu o processo de Dinamização. Justifique quais as razões que o levaram a propor este processo e como pode ser comprovada a sua eficácia. Explique a correlação entre efeito primário e secundário de uma droga e como estes conceitos se relacionam com o conceito de Dinamização utilizado na Terapêutica Homeopática. (1,0)
Hahnemann levava seus medicamentos aos doentes indo de carroça ate eles e começou a observar que quanto mais longe moravam mais rápido e efetivamente ficavam curados. Associou tal fato ao chacoalhar da carroça, passando a