Doenças tropicais
A Organização Mundial da Saúde (OMS) especifica oito doenças tropicais, essas são doenças infecciosas que se ploriferam em locais quentes e úmidos, sempre transmitida por um vetor.
As principais doenças tropicais são: Málaria, Tuberculose, Tripanossoma Africana (doença do sono), Oncocercose, Filarioses linfáticas, Esquitossomoses, Leishmaniose e Doença de chagas.
A malária é causada por protozoários, é distribuída em 4 espécies do gênero plamodium, é transmitida por um mosquito hematófago chamado Anopheles.
A tuberculose é causada por uma bactéria transmitida entre seres humanos, por inalação do bacilo de Koch, ainda possui uma alta incidência no Brasil.
Na Tripanossomose africana ou doença do sono, o transmissor é uma mosca hematófaga, nunca incidiu no Brasil, apenas na África.
Já a oncocercose é oriunda de um verme nematoide, tem grande incidência na região amazônica, principalmente em Roraima. Filarioses linfáticas são provocadas por vermes nematoides, estima-se que 50 mil pessoas estão infectadas no Brasil por está doença.
As esquistossomoses são encontradas no Brasil, é causada por vermes e veiculadas por caramujos, existem dois principais tipos, Schistosoma Mansoni e Schistosoma Haematobium, este segundo não é encontrado no Brasil.
Leishmaniose são causadas por varias leishmania, que são protozoários intracelulares do homem, a leishmaniose cutânea é muito comum no Brasil, são transmitidas por minúsculas moscas conhecidas como “Sandflies”.
A Doença de Chagas é causada pelo trypanosoma cruzi, é trasmitida pelo mosquito conhecido como barbeiro, já teve grande incidência no Brasil nos anos 70, após o combate com borrifações sistêmicas a incidência chegou a quase zero.
Tendo em vista a grande quantidade e alta periculosidade a saúde humana, percebe-se a grande importância de se estudar, e tratar essas patologias, já que essas causam grande prejuízo a órgãos fundamentais para a vida e deformações no corpo, chegando até a morte.