doenças tropicais
Doenças tropicais são doenças que são predominantes ou exclusivas para regiões tropicais e subtropicais. As doenças são menos prevalentes em climas temperados, em parte devido à ocorrência de uma estação fria, que controla a população de insetos, forçando hibernação. Insetos, como mosquitos e moscas são de longe o portador da doença mais comum, ou vetor. Esses insetos podem transportar um parasita bactéria ou vírus que é infecciosa para os seres humanos e animais. Na maioria das vezes a doença é transmitida por uma "mordida" do inseto, que causa a transmissão do agente infeccioso por meio de troca de sangue por via subcutânea. Vacinas não estão disponíveis para nenhuma das doenças listadas aqui.
Exploração humana das florestas tropicais, o desmatamento, a imigração crescente e aumentou as viagens aéreas internacionais e turismo outras regiões tropicais levou a um aumento da incidência de tais doenças.
Em 1975, o Fundo das Nações Unidas para Crianças, o Programa das Nações Unidas, o Banco Mundial e a Organização Mundial de Saúde estabeleceu o Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR) para se concentrar em doenças infecciosas negligenciadas que afetam desproporcionalmente as populações pobres e marginalizadas em desenvolvimento de regiões da África, Ásia, América Central e América do Sul. A carteira de doença atual TDR inclui as seguintes entradas:
A doença de Chagas (também chamado de tripanossomíase americana) é uma doença parasitária que ocorre nas Américas, particularmente na América do Sul. Seu agente patogênico é um protozoário flagelado chamado Trypanosoma cruzi.
Leishmaniose causada por protozoários parasitas do gênero Leishmania, e transmitida pela picada de certas espécies de flebotomíneos.
Lepra (ou hanseníase) é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. A hanseníase é uma doença granulomatosa principalmente dos nervos periféricos e mucosa do trato respiratório