Doenças tropicais
O mosquito transmissor da febre amarela urbana é o Aedes aegypti , o mesmo transmissor da dengue.
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Envie para um amigo
Parte inferior do formulário * Envie a um amigo * Imprimir * Receba o Jornal Diário * Compartilhe * Delicious * Google * Live * Digg * Rec6 * Stumbleupon * Facebook
A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa aguda, febril, de natureza viral, encontrada em países da África e Américas Central e do Sul. Caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que pode levar à morte, em cerca de uma semana. Existem dois tipos de Febre Amarela: a Febre Amarela Urbana (FAU) e a Silvestre (FAS).
Agente etiológico
O agente causal da Febre Amarela é o vírus amarílico, um arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus , família Flaviviridae.
Agente transmissor
O mosquito transmissor da febre amarela urbana é o Aedes aegypti , o mesmo transmissor da dengue. Na febre amarela silvestre os mosquitos do gênero Haemagogus são os principais transmissores. No Brasil, desde a década de 1949 não há transmissão urbana. Os casos confirmados são de febre amarela silvestre. Na Febre Amarela Urbana (FAU), o homem é o único reservatório hospedeiro vertebrado com importância epidemiológica. Na Febre Amarela Silvestre (FAS), os primatas não humanos são os principais reservatórios e hospedeiros vertebrados do vírus amarílico, sendo o homem um hospedeiro acidental.
Sintomas
A febre amarela pode causar quadros praticamente inaparentes até formas graves da doença. Os primeiros sintomas tem início súbito e sintomas gerais como febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e fotofobia. Após este período a doença pode evoluir para a cura ou para formas mais graves. Nestas, aparece novo acesso febril, icterícia progressiva e fenômenos hemorrágicos