Doenças sexualmente transmissíveis
Herpes Genital
Causada por vírus, essa doença forma pequenas bolhas no pênis ou na vagina que, ao se romperem, viram feridas provocando ardor, coceira e dor.
Condiloma acuminado
Causado velo vírus HPV-papiloma (com subtipos). Os seus sintomas são o aparecimento de verrugas muitas vezes microscópicas no pênis, no canal vaginal e no ânus.
Há situações que existe cirurgia. Nas mulheres, aumenta o risco de câncer uterino. Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo HPV. Entretanto não se mostram eficientes para todos os subtipos existentes do vírus.
Candidíase
A candidíase é causada por fungos normalmente existentes no nosso corpo, mas que se proliferam muito devido ao estresse, ao uso de antibióticos, de anticoncepcionais e durante a gravidez. Causa coceira e ardência.
Essa doença é transmitida por contato sexual ou por roupas íntimas compartilhadas. Se a mãe estiver com Candidíase, o bebê poderá ser contaminado ao passar pelo canal vaginal no parto.
Os fungos podem também atacar a mucosa bucal, quando então popularmente a doença recebe o nome de “Sapinho”.
Prevenção: Usar sabonete neutro, em banhos diários, preferencialmente mais de um banho por dia no verão. Usar roupa íntima de algodão, evitando produtos sintéticos, inclusive meia calça, para que a pele possa respirar e a umidade ser diminuída. No contato sexual, usar preservativo. É aconselhável fazer a higiene genital com muito cuidado, evitando o uso de duchas vaginais.
Gonorreia
Essa doença é causada por bactérias que infeccionam a uretra, provocando dores ao urinar. Nas mulheres, os sintomas muitas vezes não são percebidos. Essa doença pode resultar em esterilidade e diversos outros problemas. Prevenção : É importante dizer ao(s) seu(s) parceiro(s) sexual que ele(s) está(ão) exposto(s) à gonorreia. Outros