Doenças sexualmente transmissíveis
• A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. • O contágio pode ocorrer através da mulher grávida para o feto ou através da relação sexual, bastando apenas o contacto com o local infetado.
• A bactéria penetra no organismo através das membranas mucosas.
Sífilis
Primária
Secundária
Latente
Terciária ou tardia
O tratamento da sífilis depende do seu estágio. - Sífilis primária ou secundária = Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em dose única. - Sífilis com mais de 1 ano de evolução ou de tempo indeterminado = Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses, com uma semana de intervalo entre cada. Doentes alérgicos a penicilina podem ser tratados com tetraciclina, doxiciclina ou azitromicina.
• A candidíase é uma doença que resulta do excessivo crescimento de um fungo, Candida albicans, que normalmente reside na pele e nos intestinos.
• O crescimento fúngico pode ser estimulado pelas mudanças das concentrações hormonais, pelas drogas, pelo enfraquecimento do sistema imunológico e consumo excessivo de açúcar.
Candidíase
Oral
Genital
Intertrigo
Intestinal
Mulheres: Comichão; Corrimento mais espesso, de cor branca amarelada e grumoso; Ardor ; Vermelhidão.
Homens: Glande e o prepúcio irritados; Dor durante na relação sexual ou a urinar; Libertação de secreção; Rasgadas (pequenos cortes).
A candidíase não é uma doença exclusivamente transmitida por via sexual também existem outros factores tais como:
Roupa interior sintética justa; Higiene corporal excessiva ( sabonetes ou gel de banho fortes, pH igual ou superior a 7 podem alterar o equilíbrio natural da vagina); Uso de medicamentos (antibióticos); Anticoncepcionais; Diabetes ; Defesas diminuídas causadas por doença, estado de fadiga excessiva ou alimentação deficiente (dietas ricas em hidratos de carbono); Pós menopausa;