Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
Este trabalho relatara sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) onde se encontrara informações sobre cada doença o que são, como transmitidas, os sintomas, diagnostico, tratamento, prevenção e imagens para melhor entendimento.
Aqui poderemos ver também que algumas doenças podem também ser transmitidas por vias não sexuais, sendo raro isto acontecer. Antigamente as doenças consideradas como DSTs eram apenas a sífilis, gonorréia, cancro mole, linfogranuloma venéreo e granuloma inguinal, mas com o avanços da ciência foram sendo descobertas outras doenças de transmissibilidade sexual como veremos individualmente.
Doença Sexualmente Transmissível (DST) Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST’s são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Alguns grupos, principalmente os religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade conjugal poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças.
Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não fiéis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro (a), que pode contrair a doença em relações extraconjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
História
Nas primeiras civilizações havia o culto aos deuses e deusas da fertilidade, que eram consideradas como uma dádiva. O culto a essas deusas era feito principalmente a partir da prostituição. Uma das características presentes nessas sociedades era a promiscuidade, um dos motivos para o surgimento dessas