DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis
848 palavras
4 páginas
DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis Que quer dizer DST? DST é uma sigla que quer dizer Doenças Sexualmente Transmissíveis. Doenças causadas por vários tipos de micróbios, que vivem nos órgãos genitais (no pênis, ânus, vulva e vagina) das pessoas contaminadas. Contraem-se estas doenças nas relações sexuais com alguém que já se contaminou. Antigamente eram conhecidas como doenças venéreas, de Vênus (doenças do amor). Existem desde há muito tempo, mesmo na Bíblia há relatos sobre elas. Infelizmente, elas vêm aumentando em todo o mundo, sendo certo que quem mais as contraem são os adolescentes e os jovens adultos... Com o advento dos antibióticos, diminuíram em incidência, mas nas últimas décadas novamente vêm aumentando, em conseqüência da liberação sexual. Após o advento da AIDS, as preocupações acerca das DST aumentaram muito porque até hoje (1998), não existe remédio ou terapia que cure esta doença, ou seja, a AIDS, que é uma DST, é mortal!
Como se pega uma DST? Qualquer pessoa que teve ou tem algum tipo de contato sexual com alguém que se contaminou, pode pegar uma DST. Uma grande dificuldade é que muitas vezes as DST não apresentam sintomas, assim, qualquer um pode estar contaminado e não o saber. Existem muitos tabus em torno deste tema, muitas pessoas que se sentem “sujas” e com vergonha de estarem com uma DST, não buscam tratamento ou se automedicam (tomam medicamento por conta própria), sem acabar com a doença. Muitos também não avisam as pessoas com quem mantêm relações sexuais e por isso estas doenças estão se alastrando cada vez mais.
Quais são os sintomas das DST? Pequenas feridas, verrugas ou corrimento, no ânus, na vulva ou no pênis, coceira, dor, ou ardor nestes lugares, seja durante ou após a relação sexual, ou ao urinar, qualquer um desses sintomas podem indicar que se está com uma DST. Porém, muitas