DST - Doenças Sexualmente Transmissivel
AIDS, CANCRO MOLE OU DURO, CANDIDÍASE E VAGINOSE, GONORRÉIA, HEPATITE, HERPES GENITAL, PHITIRIASE DO PÚBIS (“CHATO”), SÍFILIS, HPV, VÍRUS DO MOLUSCO CONTAGIOSO.
São patologias, conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem não sendo apenas pelo contato sexual.
Prevenção
O uso de preservativos (camisinhas) tanto masculina como feminina, são as medidas, mas eficientes para prevenir a contaminação.
Tratamento
Os agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas corretamente.
Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes. Em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo.
Quando a mulher possui vida sexual ativa, independente da idade, deve seguir consultas periodicamente no médico e realizar exames ginecológicos (papanicolau, preventivo).
Algumas DST quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem causar complicações como infertilidade, infecções neonatais, mal formações congênitas e aborto ( no caso de gestantes), câncer e até mesmo a morte.
Sífilis
O que é?
É uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta chamada treponema pallidum que evolui lentamente em três estágios, caracterizada por lesões da pele e mucosas.
Transmissão
A transmissão quase sempre acontece através do contato sexual, mas também pode ser transmitida da mãe para o feto ( Sífilis congênita).
Tratamento
Quando a sífilis não é tratada adequadamente pode causar sérios danos ao sistema nervoso central (SNC) e ao coração, e quando não tratada pode causar a morte.
O tratamento da Sífilis é a base de antibióticos receitados pelo médico, devendo seguir um tratamento adequado, com consultas