Doenças sexualmente transmissiveis
Conhecida popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmite essencialmente pelo contato sexual . Provocadas por bactérias, fungos, vírus e parasitas.
SIDA : O que é ?
“Síndrome de Imunodeficiência adquirida”. É uma doença provocada pelo vírus VIH (vírus de Imunodeficiência humana), este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo”, ou “ativo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro.A SIDA ainda não tem cura, sendo mesmo mortal.
Sintomas :
Apenas alguns desenvolvem a serem contagiados, os primeiros sintomas, são muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral ) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço , axilas e virilhas.
Prevenção:
Como é obvio, a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores do vírus da SIDA. Como isto é impossível de se saber, na maioria dos casos nem o portador sabe que a tem. A única prevenção possível é utilizar sempre o preservativo.
Formas de contagio:
Partilhar seringas infectadas;
Relações sexuais com portadores;
Sexo oral;
Transmissão ao feto pela mãe;
Tatuagens com agulhas não esterilizadas;
Partilhar objetos cortantes e pessoais
Formas de não contagio
Picadas de insetos;
Contatos sociais e profissionais;
Utilizar casas de banhos públicos;
Beijar, abraçar, tocar
Partilhar roupas;
Utilizar os mesmos talheres;
Tomar banho com portadores;
Brincar com portadores
Sífilis: o que é ?
Provocada pela bactéria treponema Pallidium, que apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada a tempo. A sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar o sistema nervoso e o coração, o que pode levar a morte. Bactéria da sífilis, para