Doenças Sexualmente Transmissiveis
Ela pode ser causada por parasitas, bactérias ou vírus.
As DST afetam geralmente o aparelho reprodutor de ambos os sexos, havendo no entanto outro tipo de efeitos que podem ser muito prejudiciais ao organismo.
De todas as DST's destacam-se:
Candidíase
Herpes Genital
Sida( VHI)
Hepatite B
Sifilis
A Candidíase
é uma secreção vaginal intensa, envolvendo por vezes comichão e ardor. É geralmente assintomática no homem. Esta não tem consequências graves e pode transmitir-se pela partilha de roupa interior, de toalhas. Da mãe para o recém-nascido durante o parto.
Os Herpes Genitais
são feridas nos órgãos genitais externos, mais comum nas mulheres, as consequências são que aumenta o risco de cancro do colo do útero.
Transmite-se da mãe para o recém-nascido também durante o parto.
A Sida (VIH)
é a destruição progressiva dos glóbulos brancos, causando uma fraca imunidade contra as doenças. Os sintomas são anemia, febre, perda de peso, alterações imunitárias, como consequências podem aparecer infecções generalizadas e em último caso a morte. Esta infecção pode transmitir-se através do sangue, via placentária e leite materno.
Hepatite B
É uma doença que ataca o fígado, criando cirroses hepáticas e podendo mesmo causar cancro no fígado. A hepatite demora algumas semanas a preparar o seu ataque, durante as quais o infetado pode ter dores de cabeça e no corpo, febre, cansaço, falta de apetite, passando a ter uma coloração amarela, comichão, urina escura e fezes claras quando a hepatite ataca.
A Sífilis
é uma infeção dos gânglios linfáticos que se propaga por todo o organismo através do sangue. Inicialmente, feridas genitais posteriormente, lesões na pele e mucosas.
Usar sempre preservativo nas relações sexuais.
Não partilhar agulhas, seringas, material usado na
preparação