Doenças Sexualmente Transmissiveis
CURSO DE PEDAGOGIA
RESUMOS DOS TEXTOS:
SEXUALIDADE: NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE
ÓRGÃOS MASCULINO E FEMININO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
PORTO VELHO – RO
2009.2
Sexualidade na Criança e no Adolescente
A educação sexual acontece primordialmente no contexto da família onde criança está inserida. Muitos pais preferem nem tocar no assunto. Outros super estimulam as crianças, achando engraçadinho ver crianças de 1, 2, 3 anos beijarem na boca, ao som de frenéticas risadinhas, ou indagações do tipo: "Quem é seu namorado?" As meninas vestem micro saias, ou micro shorts, os meninos são empurrados a desejar modelos como Tiazinha, Carla Perez, Feiticeira,etc.
A sexualidade infantil é diferente da sexualidade adulta, não contém os mesmos componentes e interesses. Muitas vezes através da dramatização, a criança compreende, elabora, vivencia a realidade que vive. Compreende papéis (mãe, pai, filho, homem, mulher, etc.), embora muitas vezes já se perceba menino ou menina e já conheça seus órgãos genitais, experimenta na brincadeira dos sexos indiferentemente. Perdeu-se hoje, de uma forma geral, a noção do que é pertinente a criança. Vejo com frequência adultos se dirigirem a criança como se estivessem se dirigindo os adultos em miniatura. Não sabem como se aproximar delas, sobre o que falar e de que maneira.
Sexualidade Na Adolescência
A sexualidade, no ser humano, possui um longo desenvolvimento e tem seu início desde o nascimento. Trata-se de uma organização que vai se estruturando a partir de fases, desde as pré-genitais até a genital propriamente dita que é atingida com a maturidade.
Dois acontecimentos específicos marcam o início da puberdade: nos meninos, a primeira ejaculação, ou polução; nas meninas, a menstruação, e, com as transformações que começam a ocorrer no corpo, tornam-se