parede celular
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
KARIANE BECKER
PAREDE CELULAR DA MADEIRA
CANOINHAS-SC
2013
KARIANE BECKER
PAREDE CELULAR DA MADEIRA
Trabalho da disciplina de Anatomia da Madeira, do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade do Contestado,
Campus Canoinhas.
Professor: Luiz Alberto Mota
CANOINHAS-SC
2013
INTRODUÇÃO
Depois de estudarmos as propriedades organolépticas e os defeitos da madeira, chegou a hora de conhecermos também como funciona e qual a importância da parede celular na madeira. Para que dessa forma seja possível aumentar ainda mais o conhecimento desse material que será tão importante em nossa vida profissional futura.
Parede celular é a estrutura exterior à membrana citoplasmática que confere a célula a sua forma e função, e aos tecidos confere-lhes uma estrutura que permite às plantas atingir estatura e resistência. Por um lado a parede necessita ser rígida, mas por outro precisa distender-se permitindo que a célula aumente seu comprimento. parede celular
Ao longo do tempo a estrutura celular modifica-se, a parede primária forma-se quando ocorre a divisão celular, aumentando de área durante a expansão celular, a lamela média forma a interfase entre as paredes primarias de células vizinhas. Durante a diferenciação muitas células formam a parede celular secundária que é caracterizada pela presença de lignina que confere rigidez, impedindo assim o crescimento celular. As células que sofrem um processo de degradação enzimática da sua parede celular denominam-se de protoplastos, estas são utilizadas na regeneração de tecidos por sistema de culturas de células, que permite a fusão de células e obtenção de produtos férteis e facilita a indução de transformações genéticas dadas à ausência de parede, a sua forma é habitualmente esférica.
Protoplastos
A parede