Doenças que atacam o sistema nervoso
Listeriose
Listeria monocytogeneses
Características do microrganismo: L. monocytogenes é um bacilo Gram-positivo, não formador de esporos, anaeróbio facultativo. Apresenta crescimento na faixa de 2,5°C a 44°C, embora existam relatos sobre crescimento a 0°C. Este microrganismo suporta repetidos congelamentos e descongelamentos. Embora o pH ótimo para o crescimento desta bactéria esteja entre 6 e 8, ela pode crescer em uma faixa maior, entre 5 e 9. Ambientes com pH inferior a 4,5 e superior a 9,5 são considerados hostis a L. monocytogenes.
Patogenia: Os mecanismos pelos quais L. monocytogenes causa a listeriose ainda não estão bem definidos. Sabe-se que é um patógeno intracelular com habilidade de penetrar, multiplicar-se no interior do citoplasma da célula do hospedeiro (macrófagos, fibroblasto, eritrócitos) e invadir células adjacentes sem deixar o citoplasma do hospedeiro. As infecções geralmente acontecem após a ingestão de alimentos contaminados, sendo o TGI o sitio primário de entrada no hospedeiro. O período de incubação pode variar de 20 horas após a ingestão de alimentos contaminados a 20 -30 dias, nos casos de doenças invasivas.
Tratamento e prevenção: De modo geral, a Ampicilina é considerada a droga de escolha no tratamento da infecção, este antibiotico pode ser geralmente associado à gentamicina, particularmente nos casos de bacteremia em que existe a deficiencia das funçoes da celulas T. O total da taxa de mortalidade é de 20 a 30%. O principal meio de prevenção é através da manipulação segura, cozimento e consumo de alimentos. Isso inclui lavar vegetais crus e cozinhar alimentos crus cuidadosamente, bem como reaquecimento de sobras. Outro aspecto da prevenção é assessorar grupos de alto risco, como as mulheres grávidas e pacientes imunocomprometidos para evitar leite in natura, queijo feito com leite nao pasteurizado.
Identificacão laboratorial: L. monocytogenes cresce na maioria de culturas de laboratorio convencionais,