Doenças Profissionais
Distúrbios músculo - esqueléticos
Uma quantidade crescente de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho têm ocorrido entre os trabalhadores que estão expostos ao trabalho manual, o trabalho em posições incomuns, posturas restritas e fazer trabalho repetitivo.
Como a maioria dos cabeleireiros são obrigados a ficar em seus pés todos os dias, pode chegar a nenhuma surpresa que os transtornos musculos-esquelético são outro risco para cabeleireiros. Para não mencionar, a postura exigida para cortar e cor do cabelo está longe de ser ideal.
Além da dor superior e inferior das costas, cabeleireiros também são propensos a sofrer de síndrome do túnel do carpo – uma doença dolorosa dos nervos e músculos da mão – como eles estão freqüentemente usando suas mãos.
Como você pode ver, os problemas de saúde do cabeleireiro estão em ascensão, e está precisando de ser resolvida. Esperamos que com o aumento do conhecimento e visibilidade, os cabeleireiros serão mais capazes de tomar medidas para evitar esses problemas de saúde.
Riscos Mecânicos
Algumas das tarefas desenvolvidas nos cabeleireiros podem ser extremamente exigentes em termos físicos, sendo responsáveis pela ocorrência de lesões músculo-esqueléticas, sobretudo ao nível cervical, dos ombros e pulsos, geralmente devidas a posturas incorrectas e ao trabalho de pé, que chega a ocupar mais de dois terços do tempo normal de laboração.
A prevenção de todos estes riscos passa pela organização do trabalho, isto é, pela rotação de tarefas entre os diversos profissionais, de modo a evitar que tenham de trabalhar, durante longos períodos, nas mesmas posições.
O mobiliário (como a cadeira dos clientes, o banco de corte e outros equipamentos), deve ser regulável e disposto de forma a prever espaço útil suficiente que permita a cada profissional adoptar posturas de trabalho correctas.
Radiações
As medidas preventivas a adoptar passam pela realização