Memórias (informática)
Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.
CLASSIFICAÇÃO
Podemos classificar as memórias em vários itens diferentes. A seguir, vamos relacionar os principais:
1. Acesso
2. Volatilidade
3. Troca de dados
4. Tipo de armazenamento
ACESSO
As memórias acessam informações em lugares denominados localidades de memória. Cada uma das localidades de memória possui um conjunto de bits que nos permite o seu acesso. A este conjunto de bits damos o nome de endereço.
O tempo de acesso de uma memória é o tempo necessário desde a entrada de um endereço até o momento em que a informação apareça na saída. Para as memórias de escrita/leitura é também o tempo necessário para a informação ser gravada.
Podemos ter acesso a uma dada localidade de memória de duas maneiras diferentes:
1. Acesso sequencial
2. Acesso aleatório
As memórias que utilizam o acesso sequencial, dado o endereço de certa localidade, permitem que se chegue até esta, passando por todas as localidades intermediárias. As memórias mais comuns com este tipo de acesso são as que operam com fitas magnéticas, sendo utilizadas como memória de massa em computadores (para grande quantidade de dados).
Para entendermos melhor o acesso sequencial, tomemos o exemplo de uma fita magnética. Para que tenhamos acesso a uma informação armazenada em uma localidade qualquer, necessitamos enrolar a fita até o ponto dessa localidade, para só, então, temos acesso à informação lá contida.
As memórias que utilizam o acesso aleatório, dado um endereço de certa localidade, permitem que se chegue até esta