Doenças ocupacionais
Bruna de Souza Lima Neves, Caroline Mendes Batista e Raiana Sabrina Barbosa.
RESUMO
As doenças ocupacionais são adquiridas pelos trabalhadores devido a exposição aos agentes ambientais físicos, químicos e biológicos acima do limite de tolerância.
Em geral, as doenças ocupacionais decorrem de anos de exposição e em alguns casos, as doenças se manifestam depois que o trabalhador se afasta da condição insalubre ou do agente causador.
Vários aspectos influenciam o desenvolvimento das doenças ocupacionais tais como: o tempo de exposição, a concentração dos agentes no ambiente laboral e as características específicas de cada agente ambiental.
As doenças ocupacionais e as relações com as condições de trabalho que as desencadeiam, já são conhecidas há muito tempo, devido as múltiplas ocorrências.
Por essa razão, é importante determinar o limite de exposição dos trabalhos as condições que possam gerar doenças ocupacionais, bem como determinar quais são essas enfermidades e do que elas decorrem.
PALAVRAS-CHAVE: Direito do trabalho. Doenças ocupacionais. Meio ambiente do trabalho.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a decorrência de doenças ocupacionais e suas respectivas causas. Ainda, visa demonstrar que alguns fatores são relevantes para a preservação da saúde do trabalhador.
As doenças ocupacionais decorrem do próprio ambiente de trabalho e da exposição continua dos trabalhadores a determinados agentes ambientais. Sendo assim, é possível observar a importância de regras e normas que discutam a segurança e a preservação da saúde do trabalhador, regulamentando os direitos dos trabalhadores e deveres do empregador, quanto as condições do meio ambiente de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
São consideradas doenças ocupacionais aquelas que estão diretamente relacionadas à condição de trabalho desempenhada pelo profissional. Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do