Doenças na africa
África, um continente doente
As doenças na África afetam não só o continente, como o mundo todo. Porém não é exclusivamente um problema de saúde, mas também social e governamental, uma vez que com péssima estrutura de governo não há base para educação, distribuição de renda, construção de hospitais e saneamento básico. Além disso, a fome ataca intensamente a África deixando as pessoas menos resistentes a essas situações.
As doenças mais preocupantes são a malária e a AIDS que tem mais de 25 milhões de pessoas infectadas por elas. Além disso, como a AIDS ataca o sistema imunológico ocorre à diminuição da capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, que leva os infectados a pegar com mais facilidade qualquer outra doença. Na África como existe uma grande falta de conhecimento em relação a métodos que previnem DSTs, a AIDS é facilmente disseminada entre a população, diferente do que ocorre nos outros continentes que possuem mais informação. (Infográfico 1)
Infográfico 1: Mostra o numero de infectados em cada região do mundo. Podemos ver a diferença alarmante entre o continente africano e o resto do mundo.
A malária mata uma pessoa a cada 30 segundos na África, cerca de 90% das mortes por malária no mundo ocorrem no continente, ela é transmitida exclusivamente pela picada do mosquito Anopheles. Ela causa altas taxas de aborto e pode levar a morte da gravida e atinge grande numero de crianças. Para o tratamento da malária é indicado uma dose de mefloquina associada ao quinino. Porém, o quinino também pode trazer efeitos colaterais como visão turva, fotofobia, diplopia, vertigem, dor de cabeça, náusea, vômito, febre, erupções na pele, sudorese, retenção hídrica, coagulação intravascular disseminada, trombocitopenia, agranulocitose.
Além da malária, a África também é afetada por inúmeras outras doenças, como a cólera que tem mais de 85 mil infectados em todo o continente. A doença do sono que atinge mais 60 milhões de