Sistema Respiratório
A principal função do sistema respiratório é promover a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar, fornecendo oxigénio ao sangue e removendo deste o dióxido de carbono produzido como metabólico nos tecidos e órgãos do corpo humano.
O sistema respiratório desempenha um papel vital na inalação e exalação de gases respiratórios no corpo humano. Permite a inalação de gases como o oxigênio do ar que, em seguida, pode ser transportado pelo sangue ao redor do corpo para o fornecimento de tecidos e células e a exalação de gases poluentes como o dióxido de carbono para a atmosfera.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. O sistema respiratório é composto pelo nariz, fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e por um par de pulmões. A boca também costuma participar desse processo.
Nariz
É a parte externa do sistema respiratório dos humanos e de alguns animais, é o órgão do olfato e a principal via de passagem do fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões. []O nariz também adiciona ressonância à voz humana.[] O nariz é constituído pelas fossas nasais e pela pirâmide nasal.
Fossas nasais
São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamada cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.
Faringe
É um canal comum aos sistemas digestório e