Doenças hereditárias
Doenças hereditárias
2012
E.E major
Grupo
NOME: DAVID DOS SANTOS BARBOSA N°45
NOME: DAYANE GODOY DA SILVA N°11
NOME: ANDRESSA KAROLINE MARTINS FERREIRA N°04
NOME: VANESSA ANJOS DE SOUZA N°44
NOME: PRISCILA DA SILVA FERNANDES N°31
TURMA: 2°A
2012
ÍNDICE.
Doenças hereditárias.
INTRODUÇÃO-pg°1
Compreendendo a hereditariedade e as doenças hereditárias-pg°2,3,4,5,6,7
DESENVOLVIMENTO-pg°8,9,10,11,12
Classificação das doenças hereditárias-pg°13,14,15,16
CONCLUSÃO-pg°17
FONTES BIBLIOGRAFICAS-pg°18
INTRODUÇÃO.
As doenças hereditárias são um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração, isto é de pais a filhos, na descendência e que se pode ou não manifestar em algum momento de suas vidas. As principais são diabetes, hemofilia, hipertensão, obesidade e as alergias.
Não deve se confundir doença hereditária com: * Doença congênita: é aquela doença que se adquire com o nascimento e se manifesta desde o mesmo. Pode ser produzida por um transtorno durante o desenvolvimento embrionário ou durante o parto. * Doença genética: é aquela doença produzida por alterações no DNA, mas que não tem por que se ter adquirido dos progenitores; assim ocorre, por exemplo, com a maioria dos cancros(câncer).
Compreendendo a hereditariedade e as doenças hereditárias.
Os genes são as unidades básicas que determinam as características hereditárias de um organismo. Os genes, que são compostos de moléculas de ácido desoxirribonucleico (DNA), podem ser imaginados como instruções químicas. Cada gene, de acordo com a estrutura específica de sua molécula de DNA, contém o código de uma característica específica que determina o que uma célula é e como ela funciona (como se um programa de computador não apenas dissesse ao computador o que fazer, mas também ajudasse a formá-lo).
Dentro de cada célula, milhares de genes estão conectados em uma ordem específica, como as contas de um colar, para