Doenças Hereditárias
As doenças hereditárias são um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração, isto é de pais a filhos, na descendência e que se pode ou não manifestar em algum momento de suas vidas. As principais são diabetes, hemofilia, hipertensão, obesidade e as alergias.
Diabetes - Nome dado à doença que impede o organismo de assimilar suficientemente a glicose fornecida pela nutrição: desse modo, os níveis do açúcar no sangue se elevam acima dos limites fisiológicos normais, com a conseqüente manifestação de sintomas mais ou menos graves.
Segundo pesquisas mais recentes, até 2030, cerca de 300 milhões de pessoas, em todo o mundo, serão diabéticas. Por ano, cerca de 200 mil pessoas morrem por causa da doença. No Brasil, 8% da população tem diabetes.
Hemofilia - A hemofilia é uma doença hereditária que se caracteriza pelo retardo no tempo de coagulação do sangue em face de deficiência na produção do fator VIII, uma proteína codificada pelo gene dominante (H) e não codificada pelo seu alelo recessivo (h), localizados no cromossomo X.
Dessa forma, a transmissão da anomalia está ligada a um cromossomo sexual, manifestando hemofilia no organismo feminino, quando em homozigose recessiva, e no organismo masculino, quando simplesmente possuir esse gene recessivo, em conseqüência do outro cromossomo sexual masculino ser o Y.
Hipertensão Também chamada de pressão alta, a hipertensão é o problema médico mais comum em toda a população mundial. É uma doença silenciosa que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar a paralisação dos rins.
A hipertensão se caracteriza por ser uma pressão muito elevada nas artérias, com a pressão do sangue maior do que 140/90 mmHg, ou 14 por 9. É uma doença que tem maior incidência na raça negra e que aumenta sua probabilidade de ocorrência conforme a idade.
Obesidade A obesidade é uma condição clínica caracterizada pelo excesso de gordura no organismo,